Pesquisa e Tecnologia
A inovação é uma das características mais fortes da Johnson & Johnson. Desde sua origem nos Estados Unidos, a companhia sempre se destacou pela criação de produtos inovadores, resultado de investimentos constantes em pesquisa e tecnologia. Esta mesma filosofia está presente na Johnson & Johnson do Brasil.
A partir da instalação da primeira fábrica no país, em 1933, a companhia vem lançando diversos produtos pioneiros no mercado brasileiro, como o primeiro absorvente descartável, a primeira escova dental com cerdas de nylon e as primeiras fraldas descartáveis. Não é por acaso que várias marcas da Johnson & Johnson do Brasil, como BAND-AID®, COTONETES®, MODESS® e SUNDOWN®, hoje são sinônimos de categoria de produtos.
Mas a Johnson & Johnson do Brasil não se limita a produzir produtos criados na matriz norte-americana. O país conta com um dos centros globais de pesquisa da Johnson & Johnson existentes no mundo.
Localizado no Parque Industrial de São José dos Campos- SP, o Centro de Pesquisa e Tecnologia (CPT), inaugurado em 1972, supre todo o mercado latino-americano com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou adequando produtos existentes para a realidade de nossos consumidores, bem como busca novos métodos de trabalho e processos de análise e fabricação.
O CPT também é o único no mundo a realizar pesquisas sobre determinados produtos, como o protetor solar SUNDOWN® e ainda lidera o desenvolvimento de produtos globais da linha Band-Aid ® e Sempre Livre ®
Inovação, segurança e eficiência
O Programa de Pesquisas e Tecnologia da Johnson & Johnson do Brasil é reconhecido pelo governo brasileiro e faz parte do Programa de Incentivos Fiscais para o Desenvolvimento Tecnológico. As pesquisas são desenvolvidas em laboratórios de produtos, como o de Higiene Oral e Cosméticos; de suporte para o desenvolvimento de produtos, como Pesquisa Analítica e Microbiologia; e de avaliação de produtos, como o Laboratório de Biofísica e Análise sensorial. O CPT conta ainda com um escritório de patentes.
Nos laboratórios é dado especial destaque à investigação clínica e estudos em nível experimental, que visam garantir características de qualidade, segurança, eficácia e inovação de seus produtos e processos. Eles são introduzidos no mercado somente após prolongados e rigorosos testes.
A aplicação da tecnologia desenvolvida no CPT tem permitido à Johnson & Johnson do Brasil competir no mercado internacional, fazendo com que criações brasileiras sejam exportadas para outras partes do mundo.
Vários produtos inovadores desenvolvidos no CPT foram lançados com sucesso no mercado, como os shampoos e condicionadores JOHNSON’ s BABY® para os diferentes tipos de cabelo, o SEMPRE LIVRE ADAPT®, SEMPRE LIVRE TERMOCONTROL®, SEMPRE LIVRE TRI PROTECT®, SEMPRE LIVRE SLINEA ULTRA®, a linha dermocosmética ROC Minesol® Oil Control e ROC® Clarifiant e ainda a linha de Higiene Oral Listerine ® Essencial.
Como surgem novos produtos
Um novo produto pode surgir basicamente de três maneiras: através de ideias e sugestões de consumidores; através de necessidades da sociedade detectadas pelos cientistas do CPT; ou através de novas tecnologias que permitem aplicar melhoramentos aos produtos já existentes.
As sugestões dos consumidores são identificadas pelo departamento de Marketing e pela Central de Relacionamento com Consumidores da Johnson & Johnson Consumo. O departamento de Marketing realiza pesquisas de "consumer insight" e estudos com grupos de consumidores nos quais eles expressam suas opiniões e sugerem modificações nos produtos Johnson & Johnson.
Em outros casos, são os próprios pesquisadores do CPT que detectam necessidades do consumidor ou mudanças de comportamento. O SUNDOWN® Kids Color foi lançado para facilitar o trabalho das mães de convencer as crianças a usarem protetor solar.
Além de adotar avançados critérios de qualidade na avaliação de matérias-primas e de manter pesquisas laboratoriais constantes para verificação dos efeitos das substâncias utilizadas em seus produtos, padrões rigorosos de higiene são seguidos em todas as instalações. O setor da Garantia de Qualidade atua, com a colaboração do CPT, na assistência técnica aos fornecedores da empresa.
É assim que a Johnson & Johnson Consumo garante o recebimento de matérias-primas perfeitamente enquadradas nas normas especificadas por seus padrões de qualidade.
FONTE: Johnson & Johnson